Seja bem-vindo(a) ao blog do GEPTED

Seja bem-vindo e bem-vinda ao blog do GEPTED, espaço em que estaremos socializando informações de interesse acadêmico relacionado às temáticas de estudo e pesquisa dos participantes do grupo e questões de interesse do Serviço Social brasileiro de acordo com o projeto ético-político profissional e com a perspectiva de construção de um projeto societário emancipatório.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Participe da SBPC e da CIENTEC

Prof. Henrique visita stand do GEPTED e é recebido pela bolsista Dani

A UFRN sedia no período de 25/07 a 30/07 de 2010 a reunião anual da SBPC que conta em sua programação com várias atividades acadêmicas, incluindo a CIENTEC. Acesse o site da UFRN: www.ufrn.br e fique por dentro da programação completa do evento.

GEPTED na SBPC/CIENTEC
O GEPTED participou da CIENTEC/SBPC com um stand com apresentação das pesquisas realizadas por docentes e discentes do grupo. 

Participe do XIII CBAS

O CBAS é o maior Encontro do Serviço Social brasileiro e ocorre a cada três anos, reunindo aproximadamente 3.000 profissionais e estudantes da área. Em 2010, o XII CBAS terá como temática central as Lutas Sociais e Exercício Profissional no Contexto da Crise do Capital: Mediações e Consolidação do Projeto Ético-Político Profissional e se realizará em Brasília no período de 31/07 a 05/08 de 2010.

Consulte o site do CFESS: www.cfess.org.br e fique por dentro de todas as informações do CBAS e de outras questões de interesse da profissão.

domingo, 25 de julho de 2010

Quem participa do GEPTED

O GEPTED é constituído por docentes, pesquisadores(as), mestrandos(as) e graduandos(as) do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, além de assistentes sociais e profissionais e estudantes de áreas afins nucleados em torno das temáticas: Serviço Social, trabalho, ética e direitos; da área de concentração e das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRN.

O que faz o GEPTED

PRINCIPAIS ATIVIDADES
Desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão considerando a área de concentração e as linhas de pesquisa do PPGSS/UFRN e as temáticas de interesse dos docentes, sendo as principais: Questão urbana e agrária; questão sócio-ambiental; movimentos sociais e organização política; Seguridade Social; o trabalho do assistente social em diferentes espaços sócio-ocupacionais; políticas sociais; política da criança e do adolescente; Feminismo, gênero e orientação sexual, dentre outras temáticas de interesse do Serviço Social.
Constituição de grupos de estudos com participação de docentes e discentes dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social e áreas afins; assistentes sociais e profissionais de outras áreas.
Elaboração de artigos e livros para publicação e participação com apresentação de trabalho em eventos da categoria e áreas afins.
Realização de palestras, oficinas, notas técnicas, debates e reuniões sobre temas de relevância para o projeto ético-político do Serviço Social e sobre o eixo temático “Trabalho, Ética e Direitos.
Orientação, socialização e acompanhamento das pesquisas desenvolvidas por integrantes do grupo.
Produção e divulgação de eventos científicos relacionados ao Serviço Social.
Intercâmbio com as entidades representativas da categoria de assistentes sociais e entidades, conselhos de direitos, fóruns e movimentos sociais com atuação local, regional, nacional e internacional na defesa do trabalho, da ética, das políticas sociais e dos direitos.
Desenvolvimento de assessoria às diferentes instituições sobre matéria relacionada ao Serviço Social e desenvolvimento de estudos e pesquisas com competência técnica e compromisso ético-político com a defesa do trabalho, da seguridade social pública e com a universalização das políticas sociais e dos direitos.

CONHEÇA O GEPTED

O Grupo de estudos e pesquisas - “Trabalho, Ética e Direitos” (GEPTED) foi constituído em 2000 como “Base de Pesquisa Trabalho e Proteção Social”. Em 2005 recebe a denominação atual. Integra o Diretório de Pesquisa do CNPQ e no âmbito da UFRN vincula-se ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. O GEPTED constitui-se num espaço de estudos e pesquisas no campo do Serviço Social e áreas afins, nucleado em torno das reflexões da área de concentração do PPGSS: Sociabilidade, Serviço Social e Política Social e suas linhas de pesquisa: Estado, Sociedade, Políticas Sociais e Direitos; Serviço Social, Trabalho e Questão Social e Ética, Gênero, Cultura e Diversidade. As análises desenvolvidas se fundamentam numa perspectiva de totalidade da vida social; na defesa do projeto ético-político do Serviço Social em sintonia com princípios, valores e diretrizes contidos no Código de Ética profissional e na Lei 8662/1993, que regulamenta a profissão de Serviço Social no Brasil. As ações desenvolvidas repercutem no fortalecimento da relação entre a graduação e a pós-graduação; na produção e socialização de trabalhos científicos e na formação de novos(as) pesquisadores(as).