O Grupo de estudos e pesquisas - Trabalho, Ética e Direitos (GEPTED) Integra o diretório dos grupos de Pesquisa do CNPQ e vincula-se ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
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Seja bem-vindo e bem-vinda ao blog do GEPTED, espaço em que estaremos socializando informações de interesse acadêmico relacionado às temáticas de estudo e pesquisa dos participantes do grupo e questões de interesse do Serviço Social brasileiro de acordo com o projeto ético-político profissional e com a perspectiva de construção de um projeto societário emancipatório.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
ENADE EM DISCUSSÃO NO SERVIÇO SOCIAL DA UFRN
Nesta última quarta-feira (21/10) estudantes e alguns professores de Serviço Social reunidos no auditório do NEPSA debateram com a Profa Dra. Sâmya Rodrigues Ramos (UERN/ABEPSS) os rumos da avaliação do Ensino Superior no Brasil. Tema polêmico e instigante suscitou densas reflexões sobre a Universidade Brasileira no contexto do capitalismo contemporâneo. Por mais de duas horas, o debate possibilitou a explicitação da posição da ABEPSS que defende um sistema de avaliação que preserve a autonomia da Universidade e considere as particularidades regionais e a condições de infraestrutura e de trabalho docente. Foi enfatizada histórica articulação entre a ABEPSS e o ANDES-SN na defesa de um outro projeto de avaliação conforme proposta do ANDES. Estudantes presentes polemizaram duas posições frente ao ENADE: seguir a defesa da tática do boicote - nota zero ou boicote geral. Num clima respeitoso o debate foi realizado mostrando a capacidade estudantil de argumentar e problematizar a realidade. A profa Sâmya reafirmou o compromisso da ABEPSS com as lutas das classes trabalhadoras e o profundo respeito à autonomia do Movimento Estudantil. Ao final do debate duas grandes certezas: a lógica perversa do Estado que ao mercantilizar a educação pensa avaliação como punição e competição entre as universidades e a necessidade da luta para enfrentar o processo de regressão de direitos e a contra-reforma em curso na Educação.